Robotics Craftsmanship International Academy (RobotCraft)

A terceira edição do RobotCraft está de volta!

O Robotics Craftsmanship International Academy (RobotCraft) incide num curso prático, numa modalidade de estágio de verão coletivo, com duração de 2 meses e que decorrerá entre 2 de julho a 2 de setembro. O evento é organizado pela Ingeniarius e pela Universidade de Coimbra, sendo o Instituto de Sistemas e Robótica e o Núcleo de Estudantes de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da AAC, os interfaces entre ambas as entidades. A primeira versão que decorreu em 2016 contou com cerca de 65 alunos, tendo sido superada pela segunda versão, com 84 alunos provenientes de 21 países diferentes, nomeadamente Egipto, Espanha, Jordânia, Líbano, Palestina, Portugal, Suécia, Turquia, Alemanha, Argélia, Estónia, Finlândia, Reino Unido, Grécia, Hungria, Itália, Marrocos, Malásia, Holanda, Romênia e Kosovo. Estes alunos frequentam o ensino superior nos países de onde provém, em cursos tão variados quanto Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Mecatrónica, Engenharia Aerospacial, Robótica Educacional, Engenharia Industrial, entre outros, tendo como objetivo comum da vinda deles a Coimbra para conceber, desenvolver e programar robôs móveis. Esta próxima edição ambiciona chegar aos três dígitos, abraçando uma vez mais os mesmos objetivos das edições anteriores:

·         Promover conceitos e teoremas para introdução à robótica, descrevendo a história e evolução da área;

·         Adquirir conhecimentos básicos de modelação e impressão 3D, aplicado ao desenho de plataformas robóticas móveis;

·         Adquirir conhecimentos básicos de eletromecânica para conceção de plataformas robóticas móveis;

·         Entender o potencial na utilização de microcontroladores Atmel, nomeadamente da plataforma Arduino;

·         Entender o potencial na utilização da framework ROS – o standard da robótica a nível mundial;

·         Adquirir conhecimentos de programação C/C++;

·         Entender a utilidade e modo de funcionamento de sensores (e.g., infravermelhos, ultrassons, encoders, câmaras) e atuadores (e.g., servomotores, motores de passo, motores DC) usados na robótica;

·         Explorar e aplicar conceitos de redes de comunicação compostas por múltiplos robôs;

·         Explorar e aplicar conceitos de Inteligência Artificial;

·         Consolidar os conhecimentos adquiridos durante o curso para desenhar, integralmente, uma plataforma robótica móvel, incluindo desenho 3D, assemblagem eletromecânica, programação de baixo e alto nível, e inteligência artificial;

·         Validar o desenho da plataforma robótica em cenários reais de competição.

Convidados Especiais

Como qualquer evento que se encontre em linha com o estado-da-arte, este conta com a participação de vários convidados especiais. Destacam-se investigadores de renome na área: João Filipe, coautor de um número elevado de artigos científicos e um livro de decisão Bayesiana (NTU, UK), Pedro Lima, um roboticista de referência a nível nacional (IST-UL, Portugal), Tomas Krajnik, uma referência Europeia em robótica de campo (CTU, República Checa), entre outros.

Mais informações em https://robotcraft.ingeniarius.pt/

You are here: Home Robotics Craftsmanship International Academy (RobotCraft)
Website Security Test