EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSA NO ÂMBITO DO PROJETO CARD3DFACE

Na Universidade de Coimbra, encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de investigação para Mestre, no âmbito do projeto Card3DFace, financiado por receitas próprias, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica, Engenharia Física, Matemática.

Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica, Engenharia Física, Matemática, ou similar, desde que tenha conhecimentos sólidos em programação. Experiência anterior nas áreas de processamento de imagens e sinais e visão por computador, e particularmente em câmaras plenópticas ou de campo de luz são desejáveis mas não indispensáveis.

A candidatura escolhida integrará uma equipa multi-disciplinar com o objetivo de criar um sistema de impressão de faces 3D em cartões. No que toca à impressão em cartões poliméricos, o efeito 3D é criado por uma estrutura lenticular feita em fase de produção do cartão. A inovação esperada para este projeto respeita a geração do modelo tridimensional da face de uma pessoa, que será realizada através da manipulação de fotografias captadas usando câmaras de campo de luz, também designadas por câmaras plenópticas, e a escolha do número de vistas e a sua otimização, bem como dos seus ângulos de vista, de forma a criar o melhor efeito tridimensional possível.

Plano de trabalho:

- Construção de bancos de imagens de faces usando dois ou mais tipos de câmaras de campo de luz, Construção e afinação do algoritmo de reconstrução tridimensional da face através de imagens de câmaras de campo de luz, Teste e validação do algoritmo, Relatório.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, na sua redação atual e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Coimbra (Despacho n.º 5120/2005, publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 48, de 9 de Março, Deliberação n.º 23/2005, de 5 de janeiro do Senado da Universidade Coimbra).

Local de realização da bolsa: Laboratório de Visão por Computador do Instituto de Sistemas e Robótica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Duração da(s) bolsa(s): 12 meses.

Renovação: Eventualmente renovável.

Orientação Científica: Professor Doutor Nuno Miguel Mendonça da Silva Gonçalves.

Condições Financeiras da Bolsa: 980€ mensais, estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária. (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Métodos de seleção: Avaliação curricular (65%) e Entrevista (35%). Critérios de seleção: Os critérios de seleção são os seguintes: (A) Mérito e adequação do perfil académico do candidato (B) Experiência anterior relevante para as tarefas previstas; (C) Motivação e autonomia a aferir em eventual entrevista. Cada um dos critérios será classificado numa escala de 0 a 5 e a nota final (NF) será dada de acordo com a seguinte fórmula NF=0.35xA+0.30xB+0.35xC. Se nenhum candidato tiver pelo menos 3.5 de nota final o concurso fechará sem se efetuar a contratação.

Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor Hélder de Jesus Araújo, Professor Doutor João Pedro de Almeida Barreto e Professor Doutor Nuno Miguel Mendonça da Silva Gonçalves.

Formalização de candidaturas: Os interessados deverão enviar uma carta de motivação, eventuais cartas de recomendação e um CV detalhado, que deverá incluir uma lista das disciplinas realizadas no Mestrado e respetivas classificações para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

Prazo para formalização da candidatura: 8/Set/2017 a 28/Set/2017

Data de Publicitação: 7/Set/2017

Data limite de candidatura: 28/Set/2017

Data prevista para o início da bolsa: 16 de Outubro de 2017

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.

You are here: Home Openings and Opportunities UMA BOLSA NO ÂMBITO DO PROJETO CARD3DFACE