ANÚNCIO de BOLSA de I&D

Candidaturas até 31 de Janeiro 2015.

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS NO ÂMBITO DE PROJETOS E INSTITUIÇÕES DE I&D BOLSA de INVESTIGAÇÃO&DESENVOLVIMENTO

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de UMA Bolsa de Investigação&Desenvolvimento no âmbito do Programa de Investigação “Sistemas de Visão Computacional” ao abrigo do protocolo de cooperação Brisa Inovação e Tecnologia e o ISR-Coimbra.

Enquadramento: O programa de Investigação “Sistemas de Visão Computacional”, pretende retomar a colaboração de I&D entre a Brisa Inovação e Tecnologia e o ISR-Coimbra nos domínios da visão computacional para monitorização de tráfego rodoviário em auto-estradas.

Domínio da Investigação: Visão por Computador, Video Vigilância, Reconhecimento de Padrões.

Requisitos de admissão: esta bolsa destina-se a Mestres/Doutores nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Física, Matemática ou afins. Dá-se preferência a candidatos com elevada autonomia e com curriculum de referência nos domínios da visão por computador e reconhecimento de padrões. Serão altamente valorizados os candidatos que simultaneamente apresentem conhecimento de relevo em sistemas operativos e domínio da programação C++ e matlab. Valorizam-se os candidatos com experiência na programação em OPENCV/LINUX.

Plano de trabalhos: Investigação tecnológica de sistemas de análise de incidentes e classificação automática de veículos utilizando soluções de visao computacional, nomeadamente:
1. Adequação da plataforma AVISAR com soluções de monitorização de incidentes;
2. Desenvolvimento de soluções inovadoras para a classificação automática de veículos em pórticos de portagem “Free-flow”;

As soluções serão desenvolvidas em linguagem C++, em ambiente LINUX.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 121, de 25 de junho de 2012, disponível em <http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt> http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt ; Regulamento de Bolsas de Investigação Científica do ISR-Coimbra.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Sistemas e Robótica- Pólo de Coimbra, sob a orientação científica do Professor Jorge Manuel Moreira de Campos Pereira Batista.

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de seis (6) meses, em regime de exclusividade, com início previsto para Fevereiro de 2015, sendo renovada por mais 6 meses se ambas as partes o desejarem.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980 (acresce seguro e segurança social), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: A seleção será feita através de avaliação curricular, tendo como base os seguintes critérios: 1) Curriculum Vitae nas áreas mencionadas nos requisitos de admissão (30%); 2) Conhecimento em Visão por computador e reconhecimento de padrões (25%); 3) Domínio da linguaguem C++ e conhecimento em sistemas operativo (25%); 4) Motivação e apreciação geral por parte do júri (20%). Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado, a bolsa não será atribuída.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Jorge Manuel Moreira de Campos Pereira Batista (Presidente) e o Prof. Paulo José Monteiro Peixoto (vogal). Integra o júri na qualidade de observador/conselheiro o Engº Tomé Canas (BRISA INOVAÇÃO e TECNOLOGIA).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do resultado final do concurso.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de Janeiro de 2015 a 31 de Janeiro de 2015.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae detalhado, incluindo lista de disciplinas e respectivas avaliações, certificado de habilitações e carta de motivação. Serão devidamente avaliadas eventuais cartas de recomendação.

As candidaturas deverão ser enviadas (de preferência por email) para
Prof. Jorge Manuel Moreira de Campos Pereira Batista
ISR - Instituto de Sistemas e Robótica
DEEC, FCTUC, Polo II